CRIANDO UMA NOVA
GERAÇÃO DE STARTUPS DOS OCEANOS

Há 500 anos, Portugal lançou uma missão para conquistar os oceanos do mundo.

Hoje, é com orgulho que o Ministério do Mar português, juntamente com a FLAD (Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento), apresenta o Bluetech Accelerator, um programa de aceleração que convida startups para trazer inovação para a indústria de Portos e Navegação.

Bluetech está à procura de soluções ousadas e disruptivas para serem desenvolvidas e testadas ao lado de parceiros de nível mundial e contribuir para transformar completamente o setor.

Uma iniciativa de

Desenvolvido por

Conheça os pioneiros

Testa soluções inovadoras em parceria com:

O Porto dos Leixões é a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal e uma das mais importantes do país, dotada de instalações modernas e avançados sistemas de gestão naval.

O Porto de Sines é o principal porto nacional em volume de carga movimentada, sendo também o principal porto de contentores do país.

Desde 1936, o grupo ETE é o líder nacional em desenvolvimento de serviços competitivos para os setores portuário e de transporte em águas interiores.

A Inmarsat é pioneira e líder mundial em comunicações móveis via satélite, que potencia a conectividade global há quase quatro décadas.

Com um foco profundo no mercado internacional, a Portline Ocean desenvolveu uma especialização notável no transporte de cargas sólidas a granel e contentores, em conjunto com todas as atividades de transporte relacionadas.

A Tekever desenvolve tecnologia e produtos avançados em áreas como economia digital, veículos aéreos e indústrias espaciais, sempre com um raciocínio de Inovação Contínua.

O QUE AS STARTUPS PODEM ESPERAR DO Bluetech:

Num mar de aceleradores (trocadilho intencional), queremos soluções e parcerias tangíveis. A Bluetech está focada em indústrias específicas – Portos e Navegação para a primeira edição do programa – e temos uma abordagem B2B, conectando dois portos portugueses e empresas líderes mundiais com startups, com o objectivo de trazer valor aos parceiros e negócio às startups participantes.
agsdi-monitor

Esta é uma oportunidade única para navegar em direção ao crescimento e expandir negócios, ao mesmo tempo em que transforma a indústria de portos e navegação

agsdi-globe

Acesso a parceiros globais para desenvolver e testar soluções inovadoras

agsdi-bookmark-star

Acesso ao maior evento do setor na Europa – Dia Europeu do Mar

agsdi-people

Uma equipa de facilitadores experientes a administrar o programa.

About the program
Bootcamp

Desafios


Procuramos soluções que resolvam estes desafios da indústria:

1. Otimização de Processos na zona portuária que inclui:

inclui
  • O conceito de “extended gateways”, operações de libertação rápida de contentores e um eficiente encaminhamento intermodal de unidades de carga em terra.
  • Análise de dados para conhecimento completo da situação de embarcações e informação em tempo real de todas as operações críticas de navios e fluxo de carga.
  • Identificação atividade ilícita no mar, avaliação de risco operacional e atribuição de preço dinâmico em seguros.

2. Gerenciamento de Desempenho de Carga e Frota que inclui:

inclui
  • Uso de históricos de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para evitar congestionamentos portuários, atrasos e outras ineficiências operacionais portuárias. Uso de históricos de dados de geolocalização de navios para impulsionar a inovação de produtos.
  • Uso de digital twin (gêmeo digital) para portos e embarcações permitindo que os portos criem cenários de teste e produzam informações valiosas a partir de dados.

3. Conectividade de Navegação que inclui:

inclui
  • Permitir que portos e carga sejam “conectados e vinculados”
  • O mercado de fretamento de navios, permitindo que armadores, fretadores e operadores escolham as melhores tarifas de frete de acordo com a posição e a disponibilidade de espaço de carga.
  • Otimização de viagens, conscientização situacional para o operador de frota, agendamento em tempo real e conformidade com normas ambientais.

4. Sustentabilidade ambiental que inclui:

inclui
  • Reduzir a pegada ambiental do porto e monitorar a poluição do ar, da água e do ruído através de tecnologias inteligentes.
  • Reduzir a poluição do ar dos navios e aumentar a eficiência dos resíduos gerados pelos navios.
  • Uso de drones aéreos e micro-satélites. Proteção ambiental através da detecção precoce de potenciais desastres; manutenção de infraestrutura offshore, reduzindo o tempo de inatividade, as necessidades de reparações e inspeções necessárias.

TECNOLOGIAS PERMITINDO MUDANÇAS NOS PORTOS E NA NAVEGAÇÃO 4.0 QUE BUSCAMOS:

  • Smart Shipping
  • Navegação eleCtrÓnica (E-NAVIGATION)
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • Plataformas electrónicas (E-PLATFORMS)
  • GESTÃO DE TRÁFEGO DO MAR
  • TI para transporte verde
  • Internet das coisas para oceanos & sensores
  • ti para eficiência energética
  • AUTOMATIZAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO DOS PORTOS
  • VIGILÂNCIA MARÍTIMA
  • TI PARA PROPULSÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA
  • IA/Machine Learning
  • Robótica
  • Blockchain
  • BIG DATA & ANALÍTICA
  • TI PARA PORTOS VERDES
  • SISTEMAS AUTÓNOMOS
  • Drones
  • materiais COM auto-limpeza e auto-reparação

slide 1

Com esta iniciativa, esperamos preparar melhor a nossa Economia Azul para fazer uma nova globalização de conhecimento e know-how

Ana Paula Vitorino Ministra do Mar, República de Portugal

Startups que procuramos:

PROTÓTIPO FUNCIONAL DO PRODUTO OU MVP

EQUIPAS FUNDADORAS ESTABELECIDAS

FASE DE TESTE DO PRODUTO

Estamos à procura de startups cujas soluções respondam às necessidades dos parceiros. Vamos selecionar o melhor conjunto de startups com base em alguns critérios, como o potencial de crescimento e escalabilidade, solidez do modelo de negócios; e complementaridade de conhecimentos dentro da equipa.

O ACELERADOR BLUETECH FOI CONSTRUÍDO PARA RESOLVER AS LACUNAS DE INOVAÇÃO NA ECONOMIA AZUL

Um programa para conectar-te com os líderes da indústria, com o objetivo de desenvolver projetos-piloto em conjunto, feitos à medida para responder aos maiores desafios do setor

Portos & navegação 4.0

Em execução

Aquicultura & pesca

Brevemente

Energia & sustentabilidade

Brevemente

Timeline

1a FASE

Candidaturas

2 Meses 1 Março – 19 Abril

Tudo começa com a tua candidatura online. Vamos avaliar se a tua solução se enquadra no programa. As 40 melhores pontuações entrarão em uma sessão de pitch online que ocorrerá durante o evento de portas abertas Dia Europeu do Mar, realizado em Lisboa. As 20 melhores startups selecionadas avançarão para o Bootcamp.

2a FASE

BOOTCAMP

1 Semana 24 – 28 Junho

As 20 startups selecionadas serão convidadas a participar num Bootcamp com duração de uma semana, onde aprenderão sobre inovação de modelos de negócio, metodologias e ferramentas de startup, obter validação de produtos, definir a proposta de valor e um business case para apresentar aos parceiros. As melhores startups terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com um ou mais parceiros no desenvolvimento de um piloto.

3a FASE

DESENVOLVIMENTO DE PILOTO

10-14 Semanas 28 Junho – 4 October

As 10 startups selecionadas que farão parte do acelerador desfrutarão de 12 a 14 semanas de colaboração directa com os parceiros. As startups também beneficiarão do acesso aos colaboradores e mentores dos parceiro no programa, e ainda ao ecossistema da Beta-i.

4a FASE

DEMO DAY

Data a Confirmar

Este é o dia D. Todas as startups finalistas apresentarão as suas soluções. Será um evento público onde se encontrarão potenciais investidores, média, parceiros e representantes da Beta-i, entre outros convidados da indústria de Portos e Navegação.

Bootcamp

Startups at the bootcamp

Apellix

apellix.com

ARX maritime

arxmaritime.com

BIZCARGO

bizcargo.com

Bluecargo

bluecargo.io

Bound4blue

bound4blue.com

Breeze Technologies

breeze-technologies.de

Eco Wave Power

ecowavepower.com

Evertrace

evertrace.io

GeckoMatics

geckomatics.com

i4sea

i4sea.com

idatase

idatase.de

lexatexer

lexatexer.com

mariquant

mariquant.com

power fuel cells ou

powerup-tech.com

sensefinity

sensefinity.com

sevways

sevways.cloud

shipitwise

shipitwise.com

surclean

surclean.com

techworks marine

techworks.ie

t-mining

t-mining.be

slide 1

O Bluetech Accelerator permite que as startups trabalhem junto com nossos stakeholders e encontrem juntos soluções inovadoras para os problemas atuais.

Luís Marinho Dias, Co-Diretor de Inovação na APDL

slide 2

Queremos nos conectar com os players que têm novas maneiras de abordar este setor, e que podem trazer know-how e eficiência à indústria.

Andreia Ventura Grupo ETE

slide 3

Somos irreverentes na forma como nos relacionamos com a indústria de transporte marítimo. Partilhar este conceito com startups que possuem a mesma filosofia é uma oportunidade que definitivamente não podemos perder.

Jorge Fernandes CEO na Portline Ocean

slide 4

O setor de transporte marítimo representa o principal impulsionador da globalização e gera muitas oportunidades valiosas para startups que querem transformar o sector.

José Luis Cacho Presidente na APS

slide 5

Nosso objetivo é criar uma nova geração de startups dos oceanos para o mundo.

Ruben Eiras Diretor Geral da Política do Mar

slide 6

Se todos trabalharmos juntos, acreditamos que podemos acelerar a digitalização da indústria marítima, mas serão necessários inovadores de todo o mundo que nos ajudem nisso

Alison Grey Directora Sénior da Incubadora Digital Inmarsat

slide 7

Queremos que os inovadores joguem com nossa fantástica variedade de produtos, alguns já existentes, alguns em produção, e trabalhem juntos para implementar e criar novas soluções digitais conectadas para o sector marítimo.

Clara Wahnich Líder de Parcerias Digitais de Inovação da Incubadora Digital Immarsat

QUEM APOIA O PROJECTO

Parceiros Principais

Desenvolvido por

Com o Apoio de