CRIANDO UMA NOVA
GERAÇÃO DE STARTUPS DOS OCEANOS
Use Cases Impact Report
Use Cases Impact Report
Conheça os pioneiros
Testa soluções inovadoras em parceria com:
O Porto dos Leixões é a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal e uma das mais importantes do país, dotada de instalações modernas e avançados sistemas de gestão naval.
O Porto de Sines é o principal porto nacional em volume de carga movimentada, sendo também o principal porto de contentores do país.
A Inmarsat é pioneira e líder mundial em comunicações móveis via satélite, que potencia a conectividade global há quase quatro décadas.
Com um foco profundo no mercado internacional, a Portline Ocean desenvolveu uma especialização notável no transporte de cargas sólidas a granel e contentores, em conjunto com todas as atividades de transporte relacionadas.
O QUE AS STARTUPS PODEM ESPERAR DO Bluetech:
Esta é uma oportunidade única para navegar em direção ao crescimento e expandir negócios, ao mesmo tempo em que transforma a indústria de portos e navegação
Acesso a parceiros globais para desenvolver e testar soluções inovadoras
Acesso ao maior evento do setor na Europa – Dia Europeu do Mar
Uma equipa de facilitadores experientes a administrar o programa.
About the program
Bootcamp
Demo Day
Desafios
Procuramos soluções que resolvam estes desafios da indústria:
1. Otimização de Processos na zona portuária que inclui:
inclui
- O conceito de “extended gateways”, operações de libertação rápida de contentores e um eficiente encaminhamento intermodal de unidades de carga em terra.
- Análise de dados para conhecimento completo da situação de embarcações e informação em tempo real de todas as operações críticas de navios e fluxo de carga.
- Identificação atividade ilícita no mar, avaliação de risco operacional e atribuição de preço dinâmico em seguros.
2. Gerenciamento de Desempenho de Carga e Frota que inclui:
inclui
- Uso de históricos de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para evitar congestionamentos portuários, atrasos e outras ineficiências operacionais portuárias. Uso de históricos de dados de geolocalização de navios para impulsionar a inovação de produtos.
- Uso de digital twin (gêmeo digital) para portos e embarcações permitindo que os portos criem cenários de teste e produzam informações valiosas a partir de dados.
3. Conectividade de Navegação que inclui:
inclui
- Permitir que portos e carga sejam “conectados e vinculados”
- O mercado de fretamento de navios, permitindo que armadores, fretadores e operadores escolham as melhores tarifas de frete de acordo com a posição e a disponibilidade de espaço de carga.
- Otimização de viagens, conscientização situacional para o operador de frota, agendamento em tempo real e conformidade com normas ambientais.
4. Sustentabilidade ambiental que inclui:
inclui
- Reduzir a pegada ambiental do porto e monitorar a poluição do ar, da água e do ruído através de tecnologias inteligentes.
- Reduzir a poluição do ar dos navios e aumentar a eficiência dos resíduos gerados pelos navios.
- Uso de drones aéreos e micro-satélites. Proteção ambiental através da detecção precoce de potenciais desastres; manutenção de infraestrutura offshore, reduzindo o tempo de inatividade, as necessidades de reparações e inspeções necessárias.
TECNOLOGIAS PERMITINDO MUDANÇAS NOS PORTOS E NA NAVEGAÇÃO 4.0 QUE BUSCAMOS:
- Smart Shipping
- Navegação eleCtrÓnica (E-NAVIGATION)
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
- Plataformas electrónicas (E-PLATFORMS)
- GESTÃO DE TRÁFEGO DO MAR
- TI para transporte verde
- Internet das coisas para oceanos & sensores
- ti para eficiência energética
- AUTOMATIZAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO DOS PORTOS
- VIGILÂNCIA MARÍTIMA
- TI PARA PROPULSÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA
- IA/Machine Learning
- Robótica
- Blockchain
- BIG DATA & ANALÍTICA
- TI PARA PORTOS VERDES
- SISTEMAS AUTÓNOMOS
- Drones
- materiais COM auto-limpeza e auto-reparação
Startups que procuramos:
PROTÓTIPO FUNCIONAL DO PRODUTO OU MVP
EQUIPAS FUNDADORAS ESTABELECIDAS
FASE DE TESTE DO PRODUTO
Estamos à procura de startups cujas soluções respondam às necessidades dos parceiros. Vamos selecionar o melhor conjunto de startups com base em alguns critérios, como o potencial de crescimento e escalabilidade, solidez do modelo de negócios; e complementaridade de conhecimentos dentro da equipa.
Timeline
2019
1a FASE
Candidaturas
2 Meses 1 Março – 19 Abril 2019
Tudo começa com a tua candidatura online. Vamos avaliar se a tua solução se enquadra no programa. As 40 melhores pontuações entrarão em uma sessão de pitch online que ocorrerá durante o evento de portas abertas Dia Europeu do Mar, realizado em Lisboa. As 20 melhores startups selecionadas avançarão para o Bootcamp.
2a FASE
BOOTCAMP
1 Semana 24 – 28 Junho 2019
As 20 startups selecionadas serão convidadas a participar num Bootcamp com duração de uma semana, onde aprenderão sobre inovação de modelos de negócio, metodologias e ferramentas de startup, obter validação de produtos, definir a proposta de valor e um business case para apresentar aos parceiros. As melhores startups terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com um ou mais parceiros no desenvolvimento de um piloto.
3a FASE
DESENVOLVIMENTO DE PILOTO
10-14 Semanas 28 Junho – 4 October 2019
As 10 startups selecionadas que farão parte do acelerador desfrutarão de 12 a 14 semanas de colaboração directa com os parceiros. As startups também beneficiarão do acesso aos colaboradores e mentores dos parceiro no programa, e ainda ao ecossistema da Beta-i.
4a FASE
DEMO DAY
29 Novembro 2019
Este é o dia D. Todas as startups finalistas apresentarão as suas soluções. Será um evento público onde se encontrarão potenciais investidores, média, parceiros e representantes da Beta-i, entre outros convidados da indústria de Portos e Navegação.